CCILA distinguishes Fraunhofer Portugal partnership

The Portuguese-German Chamber of Commerce and Industry attributed an award to the cooperation between FhG and the MCTES, as an example of the strengthening of the bilateral relations between the two countries. You can read the full news (in PT) here:

 

Câmara de Comércio Luso-Alemã distingue parceria Fraunhofer Portugal

 

Lisboa, 27 Abril (MCTES) – A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã decidiu distinguir a instalação do primeiro Centro de Investigação Fraunhofer em Portugal, atribuindo o Prémio Mercúrio (2010) ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e à Sociedade Fraunhofer.

O Prémio Mercúrio, uma distinção anual destinada a salientar iniciativas com impacto nas relações bilaterais entre Portugal e a Alemanha, será entregue hoje, durante uma cerimónia promovida pela Câmara de Comércio Luso-Alemã, ao secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e a Georg Rosenfeld, director da Fraunhofer envolvido nas operações do consórcio alemão em Portugal.

O novo Centro, designado AICOS (Fraunhofer Portugal Research Center for Assistive Information and Comunications Solutions), sedeado na Universidade do Porto, desenvolve actividades de investigação e desenvolvimento em tecnologias de informação e comunicação, com especial ênfase em actividades orientadas para a capacitação tecnológica das empresas sobre soluções inovadoras na aplicação de novas tecnologias.

As actividades do Centro arrancaram em Maio de 2008, como iniciativa conjunta entre a sociedade Fraunhofer e a Universidade do Porto, envolvendo actualmente 18 investigadores, incluindo 3 docentes da Universidade do Porto. Vinte por cento destes quadros são doutorados e 16 são bolseiros da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O Centro acolhe ainda vários estudantes de Mestrado.

Esta iniciativa foi resultado da colaboração estabelecida entre Portugal (através da Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT, e da Agência para a Sociedade do Conhecimento, UMIC) e a sociedade Fraunhofer (a rede de investigação aplicada alemã, que é a maior da Europa), como iniciada em 18 de Abril de 2007 como uma colaboração de longo prazo focada em tecnologias emergentes e no reforço das ligações ciência-indústria.

A sociedade Fraunhofer (Fraunhofer-Gesellschaft), entidade pública alemã fundada há mais de meio século (26 de Março de 1947), compreende mais de 80 laboratórios de investigação, 59 dos quais na Alemanha, e a maioria dos seus quase 17000 colaboradores são cientistas e engenheiros.

 

Source: 27.04.2010, MCTES