Fraunhofer Institute will be located near Universidade do Porto

Fraunhofer Portugal was mentioned on the news regarding the decision to locate its offices in Porto. You can read the full news (in PT) here:

 

Instituto Fraunhofer será instalado junto à Universidade do Porto

 

O Instituto Fraunhofer vai ficar instalado junto à Universidade do Porto, anunciou hoje a Comissão de Coordenação da Parceria Fraunhofer-Portugal.

A decisão foi tomada após um período de análise das propostas recebidas para a localização do Instituto Fraunhofer Portugal e de visitas de representantes da Sociedade Fraunhofer (Fraunhofer-Gesellschaft) às instituições proponentes.

Este processo iniciou-se na sequência do Memorando de Cooperação entre o Estado Português e a Sociedade Fraunhofer, envolvendo a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Agência para a Sociedade do Conhecimento, com o objectivo de instalar em Portugal um Instituto Fraunhofer, que será o primeiro na Europa fora da Alemanha.

O documento, assinado a 18 de Abril último numa cerimónia em que participou o primeiro-ministro português, José Sócrates, pelo ministro português da Ciência e Ensino Superior, Mariano Gago, e pelo secretário de Estado alemão para a Educação e Investigação, Frieder Meyer-Krahmer.

O acordo identifica como principais áreas de cooperação as tecnologias de informação e comunicação, a biotecnologia, a nanotecnologia e a logística.

Em 2009, este centro de pesquisa deverá contar com cerca de 30 investigadores seniores, recrutados internacionalmente pela sua competência.

O orçamento anual do centro de pesquisa, entre 2007 e 2009, será de seis milhões de euros, assegurados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O memorando de entendimento refere, no entanto, que a evolução deste centro de pesquisa para um instituto dependerá de uma avaliação positiva a realizar no quarto ano de operação, que será feita por todas as partes envolvidas.

Um anexo a este memorando de entendimento define que o futuro instituto deverá ter uma relação estreita com o governo, as empresas e os centros de pesquisa universitários.

Na fase de lançamento, o instituto deverá centrar a sua actividade em tecnologia, conteúdos e serviços destinados a locais com grande concentração de pessoas, nomeadamente centros comerciais.

Nessa perspectiva, a SONAE, através da SONAE Sierra, é apontada como um dos principais parceiros nesta fase, estando prevista a realização de contactos nesse sentido.

A Sociedade Fraunhofer foi a responsável pela criação do mais popular ficheiro de som do mundo, o mp3, e uma das principais redes de laboratórios de investigação aplicada na Europa.

Sedeada em Munique, Alemanha, esta sociedade de investigação reúne 80 unidades de investigação e tem mais de 50 institutos em toda a Alemanha, onde trabalham 12.500 cientistas e engenheiros.

Conhecida por ter revolucionado o mundo da música ao criar e desenvolver o formato digital mp3 (que permite compactar ficheiros de áudio), a Fraunhofer tem como objectivo usar a investigação para a utilidade directa de empresas e pessoas.

A título de exemplo, desenvolveu recentemente um sistema de monitorização que permite detectar o consumo excessivo de energia pelos electrodomésticos.

O consumo excessivo é calculado aplicando um sensor num electrodoméstico para detectar o gasto de energia, informação que é depois transmitida para um servidor que determina quanto o aparelho devia gastar.

Anualmente, a Sociedade Fraunhofer tem mais de mil milhões de euros de verba para aplicar em investigação, sendo que dois terços dos contratos de investigação provêm da indústria e de projectos financiados pelo Estado.

 

Source: 10.07.2007, Jornal de Notícias