MP3 fathers choose Porto for their subsidiary office

Fraunhofer Portugal was mentioned on the news regarding the decision to locate its offices in Porto. You can read the full news (in PT) here:

 

Pais do mp3 escolhem Porto para sucursal

 

O primeiro Instituto Fraunhofer fora da Alemanha vai nascer muito em breve na Universidade do Porto. O orçamento anual do centro de pesquisa, entre 2007 e 2009, será de seis milhões de euros, assegurados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O Fraunhofer tornou-se famoso por inventar o mp3 e por ter "produzido" prémios Nobel.

A partir de Junho de 2008, o Fraunhofer irá arrendar um espaço de 1800 m2 num "ninho de empresas" que a Universidade do Porto já tinha projectado há muito para o pólo universitário da Asprela, junto à saída do metro da Faculdade de Psicologia. A construção irá arrancar ainda este mês ou em Agosto. Até essa data. o Instituto alemão irá ficar num espaço, arrendado pela Universidade, entre o Jardim Botânico e o Centro de Computação da Faculdade de Ciências, na zona do Campo Alegre.

O Instituto do Porto vai dedicar especial atenção ao desenvolvimento de tecnologias, conteúdos e serviços orientados para cidadãos menos qualificados, idosos e cidadãos com necessidades especiais.

No contexto da investigação aplicada para clientes industriais e governamentais, o Instituto vai desenvolver conceitos e tecnologias de informação e comunicação para "Ambient Assisted Living". Segundo Jorge Gonçalves, vice-reitor da Universidade do Porto, a eventual parceria do Fraunhofer com a Sonae Sierra e outras indústrias do país são caminhos óbvios para que a instituição encontre fontes de financiamento para projectos que, sobretudo numa fase inicial, poderão ser suportados pela casa-mãe na Alemanha. O equipamento de investigação que não seja coberto pelo orçamento proveniente da FCT também será financiado pelo Fraunhofer.

A equipa do Instituto Fraunhofer do Porto será composta por um director e 40 investigadores. Segundo Jorge Gonçalves, vice-reitor da Universidade do Porto, a escolha do director terá lugar através de entrevista a candidatos alemães e portugueses. O futuro director passará a ser também professor da Universidade do Porto, a menos que, obviamente, já o seja. Os investigadores poderão ser de qualquer nacionalidade, mas a tendência será a de contratar portugueses e alemães.

A Sociedade Fraunhofer está sedeada em Munique, Alemanha, reunindo aí 80 unidades de investigação e mais de 50 institutos em toda a Alemanha, onde trabalham 12.500 cientistas e engenheiros. Anualmente, tem mais de mil milhões de euros de verba para aplicar em investigação, sendo que dois terços dos contratos de investigação provêm da indústria e de projectos financiados pelo Estado. É conhecida por ter revolucionado o mundo da música ao criar e desenvolver o formato digital mp3. Segundo o porta-voz da embaixada alemã em Portugal, a Sociedade em causa é responsável pela "produção" de vários prémios Nobel, sobretudo nas áreas da Química e da Física.

 

Source: 11.07.2007, Jornal de Notícias