CMP and Fraunhofer Portugal sign protocol

The NaviPorto project was mentioned on the news regarding its protocol with CMP. You can read the full news (in PT) here:

 

CMP e Associação Fraunhofer Portugal assinam protocolo

 

O Porto vai ser pioneiro na recolha de resíduos sólidos urbanos, participando numa experiência que visa o desenvolvimento de um sistema inovador, baseado num conhecimento mais real das quantidades de lixo depositadas nos contentores. A ideia está consubstanciada num protocolo assinado entre a Câmara Municipal do Porto, através dos serviços municipais de limpeza urbana, e a Associação Fraunhofer Portugal Research, que lidera o projecto.

O novo sistema prevê a colocação de sensores nos contentores para saber a quantidade de lixo depositada, o que permitirá efectuar a recolha em função das quantidades reais de resíduos existentes. "Vai permitir uma nova e melhor organização dos serviços, melhorar a sua eficiência e trazer menos custos", observou o Vice-Presidente e Vereador do Ambiente.

Álvaro Castello-Branco sublinhou a importância deste protocolo na área da inovação. "Com o pioneirismo deste serviço damos um passo importante para a afirmação da cidade no contexto da inovação em Portugal", afirmou. Com este protocolo, a autarquia pretende, por um lado, encontrar um sistema de gestão da recolha mais eficaz e, por outro, contribuir para o desenvolvimento do Porto como Cidade da Ciência e Conhecimento.

Os serviços de Limpeza Urbana da CMP funcionarão como um Laboratório Vivo de experiências e desenvolvimento deste sistema, colaborando assim com a Fraunhofer na sua criação e desenvolvimento. Por sua vez, a associação vai procurar um parceiro privado para financiar o projecto (ou parte dele).

 

Source: 11.12.2008, CMP