Ground-breaking waste management system will be tested in Porto

The NaviPorto project was mentioned on the news regarding its protocol with CMP. You can read the full news (in PT) here:

 

Lixo: Sistema inédito de gestão da recolha vai ser testado no Porto

 

A Câmara do Porto vai participar numa experiência que visa o desenvolvimento de um sistema inovador de recolha de resíduos sólidos urbanos, baseado num conhecimento mais real das quantidades de lixo depositadas nos contentores.

O protocolo que prevê o envolvimento da autarquia, através dos serviços municipais de limpeza urbana, vai ser assinado quarta-feira nos Paços do Concelho com a Associação Fraunhofer Portugal Research, que lidera o projecto.

O novo sistema prevê a colocação de sensores nos contentores para saber a quantidade de lixo depositada, o que permitirá efectuar a recolha em função das quantidades reais de resíduos existentes.

Na perspectiva da autarquia, a participação neste projecto visa o desenvolvimento de um sistema de gestão de recolha de lixo mais eficaz, contribuindo ainda para a imagem do Porto como cidade da ciência e do conhecimento.

Os cerca de 250 mil habitantes da cidade do Porto produzem anualmente mais de 132 mil toneladas de resíduos indiferenciados e resíduos industriais banais, além de 18 mil toneladas de resíduos recolhidos selectivamente e seis mil toneladas de resíduos de construção e demolição.

Em finais de Julho, o executivo camarário e a Assembleia Municipal aprovaram a concessão da recolha do lixo e da limpeza pública na cidade à espanhola GSC e à portuguesa SUMA.

 

Source: 09.12.2008, Jornal de Notícias