Fraunhofer Institute promises to generate employment

Fraunhofer Portugal was mentioned on the news regarding its potential to generate qualified employment within Porto region. You can read the full news (in PT) here:

 

Instituto Fraunhofer promete gerar emprego

 

O prestigiado Instituto Fraunhofer inaugura no próximo Verão as suas instalações no Porto e imprime um novo fôlego à parceria iniciada em Maio passado com a Universidade do Porto.

Alfred Grossner explicou ontem, durante a visita de Cavaco Silva a Munique, que "o Porto oferece uma localização perfeita", na medida que o centro estará situado perto de uma "excelente universidade" e na região existem "empresas spin-off inovadoras, engenheiros qualificados e uma população com a mente aberta em relação às tecnologias da informação".

O Instituto Fraunhofer especializou-se na execução de produtos tecnológicos posteriormente vendidos às empresas para o seu desenvolvimento comercial. Entre os projectos de maior sucesso, destaca-se "the electronic guardian angel", um sistema de assistência médica à distância que permite a recuperação dos doentes em casas e alerta os médicos, caso se registem anomalias. Os doentes cardíacos poderão usar este sistema 24 horas por dias.

O directo financeiro acrescentou que o Instituto Fraunhofer não pretende "reinventar a roda", mas criar novos produtos que integrem soluções já existentes e que permitam o acesso generalizado das populações às novas tecnologias. Caso dos idosos, pessoas com limitações físicas ou de baixa qualificação. Esta "democratização" pode levar à produção de novos telemóveis de utilização intuitiva que permitam uma utilização básica, mas eficaz, a nível de gestão da informação e até da produção de conteúdos - por exemplo, tirar fotografias e colocá-las na Internet de forma simplificada. A partir de 2012, espera-se que estejam a trabalhar 100 investigadores no Porto.

 

Source: 06.03.2009, Jornal de Notícias