Investigator creates program that detects and corrects errors in telecommunications

The awarded ideas of the Fraunhofer Portugal Challenge 2010 have been receiving media attention and originating articles such as this one about the potential applications of the 'LDPC decoding based on multi-core architectures' idea. You can read the full text (in PT) here:

 

Investigador cria programa que detecta e corrige falhas nas telecomunicações

 

Um investigador da Universidade de Coimbra desenvolveu uma aplicação tecnológica que permite detectar e corrigir em tempo real os erros das transmissões de dados nas telecomunicações, anunciou hoje a instituição.

Gabriel Falcão Fernandes, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, concebeu nos últimos quatro anos um programa informático “que assegura a ausência de falhas, por mínimas que sejam, quando se assiste a um programa de televisão, durante uma conversação ao telemóvel, ou quando se navega na Internet”.

Em declarações à Lusa, o investigador disse hoje que a grande inovação da aplicação reside “no facto de dispensar ‘hardware’ dedicado como acontece nos sistemas actuais, o que faz baixar o custo do equipamento, e simultaneamente aumenta a qualidade e eficiência da comunicação”.

Gabriel Falcão Fernandes sublinhou que “um exemplo de equipamento onde a solução pode ser aplicada, é em ‘boxes’ como a da Meo ou de outras operadoras de televisão por cabo e satélite”.

Segundo Gabriel Falcão, a aplicação informática estará disponível ao público a partir de Janeiro do próximo ano.

Neste momento, referiu, existem contactos de empresas estrangeiras para comercializar o programa, mas “os cenários ainda estão a ser analisados”.

A investigação foi recentemente galardoada com o segundo lugar no Fraunhofer Portugal Challenge 2010 - no âmbito de um concurso de ideias promovido pela Fraunhofer AICOS (Alemanha) - a maior e mais prestigiada associação europeia de investigação dirigida para o mercado, que possui a patente do mp3.

A tecnologia desenvolvida pelo investigador da Universidade de Coimbra apresenta também grande potencial de aplicação na área da Medicina, nomeadamente em sistemas de endoscopia e cirurgia artroscópica, salienta uma nota de imprensa da instituição.

Também a indústria automóvel pode vir a incorporar este programa na detecção automática de peões e de limites de velocidade.

 

Source: 02.11.2010, Jornal Público