Jumping from the academic to the business world using Fraunhofer's "Research of Practical Utility"

The Fraunhofer Portugal Challenge has been generating positive media coverage, being described as a good example on how to bridge the gap between the academic and business world in Portugal. You can read the full text (in PT) here:

 

Saltar da academia para o mercado à boleia da "prática" da Fraunhofer

 

Porto é amanhã palco da final do primeiro concurso em Portugal da gigante europeia de investigação.

As tecnologias de comunicação e difusão são o chapéu para todas as candidaturas apresentadas. Os objectivos passam por criar pontes entre o mundo académico, ao nível de estudantes de mestrado e doutoramento, e o mercado, e assim evitar o desperdício de conhecimento científico. Os resultados saídos da primeira iniciativa em Portugal da Fraunhofer, maior organização de investigação europeia de engenharia aplicada, são por agora animadores.

Os promotores mostram-se satisfeitos com a qualidade apresentada e, amanhã, no Porto, vão revelar os vencedores de entre os cinco projectos seleccionados para a final.

No Fraunhofer Portugal Challenge 2010 estão em jogo oito mil euros, sendo que os participantes tiveram de apresentar os seus projectos enquadrados em teses de mestrado (três finalistas) e doutoramento (dois finalistas), sempre com um pensamento em mente: a "utilidade prática" da investigação.

 

Source: 30.09.2010, Jornal de Negócios